HarsNet    THEMATIC NETWORK ON HAZARD ASSESSMENT OF HIGHLY REACTIVE SYSTEMS
             
Home
.
Introduction
Partnership
News
Help
Sponsors
Products, results and activities of HarsNet
contacts
links
members area
.
S2S
Thesaurus
EVITherm
vistits to this page:
Contador de visitas a la página
PQAT
Webmaster
 

Alternative
web site

____________________

O que é o HarsNet?

O objectivo da rede temática HarsNet é criar um fórum alargado no qual universidades, centros de investigação e indústrias colaboram para o desenvolvimento e divulgação de informação fundamental que possa ser utilizada no controle de riscos de sistemas reactivos conduzindo a um aperfeiçoamento da segurança na indústria química em geral.

Os objectivos principais do HarsNet advêm da premente necessidade de incluir técnicas de controle de riscos em processos químicos reactivos nos procedimentos normais de trabalho das pequenas e médias empresas. Por este motivo foram levadas a cabo uma série de tarefas, cada uma delas relacionada com um aspecto diferente da segurança química.

 

HarsBook

Consiste num guia para especialistas e é baseado na experiência acumulada e partilhada entre os parceiros desta rede. Descreve os melhores métodos disponíveis na previsão, gestão e minimização de riscos nas reacções esotérmicas. Está estruturado de tal forma que nele estão previstos todos os passos relacionados com um processo químico, desde a fase de procura de informação até ao armazenamento de substâncias instáveis. O HarsBook constitui-se como um documento de referência que poderá ser utilizado em conjunto com outras ferramentas desenvolvidas pela rede HarsNet, incluindo a preparação do HarsMeth. O HarsBook encontra-se disponível em versão impressa publicada pela Dechema.

HarsMeth

A finalidade do HarsMeth é fornecer às PME's uma metodologia de controle de riscos nos processos químicos. Esta ferramenta oferece assistência na avaliação da segurança de processos, tanto contínuos como semi-contínuos, através de uma estrutura simples e utilizando regras e métodos básicos. A parte principal do HarsMeth consiste na descrição de um procedimento abreviado que funciona como ferramenta interactiva. Associado a este documento, encontra-se u m outro que contém todas as listas de perguntas necessárias para levar a cabo o procedimento de avaliação de riscos. Esta avaliação baseia-se em dados de segurança preenchidos pelo utilizador. No HarsMeth é possível, ainda, identificar-se um conjunto de linhas de actuação gerais adequadas às condições do processo em estudo.

HarsEdu

O objectivo do HarsEdu é proceder a uma compilação criteriosa de cursos de formação existentes na Europa sobre segurança térmica de reactores químicos. Assim, utilizadores do HarsEdu e, em particular, as PME's encontram aqui informação sobre cursos que se revelem úteis no desenvolvimento e aperfeiçoamento das suas actividades. Outro objectivo do HArsEdu é fornecer conhecimentos básicos e fundamentais na compreensão dos perigos existentes nos processos químicos. Esta informação é disponibilizada em formato PowerPoint e constitui-se como ferramenta de apoio a acções de formação profissional. Os requisitos fundamentais para a segurança química são aqui descritos e explicados de forma simples e estruturada.

HarsBase

O HarsBase é uma reunião de links relacionados com a temática da segurança nas reacções químicas como flash points, capacidades caloríficas, etc. No HarsBase é apresentado um resumo de cada link com recurso a uma sinopse ou, simplesmente, a uma tabela. Adicionalmente, é possível consultar uma página que contém os diferentes tipos de calorímetros disponíveis no mercado. Neste caso a informação inclui dados técnicos (ex.: princípios de trabalho; intervalos de temperatura e pressão, etc.), assim como uma estimativa das vantagens, desvantagens e requisitos para cada operação. Também se inclui no HarsBase um conjunto de referências bibliográficas denominado HarsLibrary, onde é possível encontrar informação adicional sobre livros e artigos relacionados com a segurança química.

HarsRes

O objectivo do HarsRes é propor e promover novos projectos de investigação que sustentem as metodologias definidas e contribuam para o desenvolvimento de conhecimentos dentro da temática de riscos térmicos em processos químicos. Um resultado directo desta vontade é o presente projecto AWARD (Advanced Warning Against runaway Disposal) a decorrer desde Junho de 2001. Este programa de investigação é financiado pela União Europeia e integra-se no âmbito da detecção precoce de reacções de "runaway". Nesse sentido, os parceiros da rede HarsNet estão a levar a cabo investigações sobre novos sistemas e tecnologias que possam ajudar a evitar a perda de controle de processos químicos.

HarsSMEs

HarsSMEs é a interface entre os parceiro do HarsNet e a indústria química. O HarsSMEs enquadra a realização de fóruns nacionais, conferências e reuniões individuais. O objectivo destas actividades é criar um amplo fórum europeu para o intercâmbio de conhecimentos e desenvolvimento tecnológico, assim como estabelecer uma plataforma para a disseminação do trabalho realizado pela rede, onde as empresas químicas têm oportunidade de explicar as suas dificuldades e preocupações.

Inicio de pagina

Disclaimer

 

Key Words: método analítico técnicas de previsão dimensionamento de condutas acidente acumulação adiabático ADT ADT24 avaliação descontínuo calorímetro calorimetria químico químicos química combustão crítico decomposição desenho entalpia exotérmico explosão inflamável incidente incidentes ignição incidente industrial inerente intrínseco isoperibolica isotérmico cinético cinéticos medida medidas MTSR rede arranque prevenção taxa reacção reacções reactividade reactor risco reacção descontrolada reacções descontroladas segurança protecção Semenov semi-continuo estabilidade Stoessel armazenamento síntese temática térmico termodinâmica TMR instável